Monday, March 12, 2007

o retorno da infância perdida

Alguém disse que "a juventude é desperdiçada nos jovens", e eu concordo plenamente. Quando chega o momento da vida em que você é capaz de valorizar sua juventude, descobre que ela não está mais lá. Vivemos no tempo e no espaço, e nenhum dos dois perdoa.

Porém, há certas coisas que guardam para sempre o gosto da infância, não falo das memórias e sim de circunstâncias que nos transportam de volta. Não, não é um "relembrar", e sim uma volta à sensação de ser criança. Para mim, algumas dessas coisas são naturais, rotineiras. Outras, passo anos sem fazer. Cada um precisa achar as suas. Que se foda o que pensem, que se foda o que digam, nada no mundo é melhor que se sentir criança, e ter consciência o suficiente para aproveitar. Seguem algumas dicas. Não garanto o sucesso, mas para mim funcionam. Dependendo da infância de cada um, essas atividades podem variar. Mas algumas servem pra todo mundo.

1. Comer bolachinha recheada com as duas mãos, abrindo e lambendo os recheios. Idealmente, abra a bolachinha de modo que os dois lados fiquem com um pouco de recheio, e dê uma lambida em cada uma, até que as duas partes da bolacha estejam totalmente sem recheio. Se desejar, coma as metades da bolacha depois (mordendo pelas pontas, e deixando o centro por último);
2. Tomar banho de chuva. Assim que a chuva for suficiente para formar uma poça, não tenha vergonha na cara: sente bem no meio.
3. Fazer um fanzine. Falando assim, nem parece coisa de criança, mas envolve todas as atividades básicas do jardim de infância: recortar, colar, desenhar, colorir...
4. Inventar brincadeiras. A melhor forma de combater o tédio é inventar seus próprios jogos e brincadeiras. Vale qualquer coisa: baralho, memória com caixinhas de cigarro, zarabatanas com caneta bic...o céu é o limite. Quanto mais inusitadas forem as brincadeiras, mais divertido será o tempo que você passar testando-as. Esportes inventados devem ter suas regras bem definidas, para evitar brigas entre os amiguinhos.
5. Lustrar a casa com flanelas (só funciona pra quem tem piso de parquet ou taboão). O objetivo é realizar o maior número possível de evoluções, como os patinadores. Pode ser feito em banheiros de azulejo molhados, também. Consulte seu médico antes de brincar de lustrar o chão. Acidentes podem ser fatais.
UPDATE:
6. Comer feijão com arroz de colher. Misturar bem antes de começar a comer. Na verdade, comer qualquer coisa de colher dá uma certa sensação de regressão.

No comments: